quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dentista

Ontem foi dia de irmos à higienista oral.

Quando soube que os centros de saúde tem um higienista oral para crianças, falei com a médica de família para saber se podia marcar uma consulta. Não que ele se queixe dos dentes, nada disso, mas acho importante que se habituem a ir ao dentista para se familiarizarem com o aspecto das salas, cadeiras, instrumentos, luzes, etc. Eu detesto ir ao dentista, fico tensa, nervosa, é horrível! E vou desde pequena!

Portou-se muito bem! Não houve berros, nem gritaria...

Não queria ir. Dizia que lavava os dentes e por isso não precisava de ir ao dentista. Já dentro do consultório, a Dra, muito simpática perguntou se ele sabia quantos dentes tinha na boca. Ele começou a contá-los (pensei... números! Começou bem!).

Sentou-o na cadeira e começou as fazer perguntas sobre os dentes, como: "tu sabes porque o dente está triste?" (tinha alguns dentes em cartolina na parede, com caras alegres, apenas um com uma cara triste e uma cárie...) . A resposta dele era sempre a mesma "xim". Ele faz isso mesmo quando não sabe a resposta. Quando ela pos a cadeira a descer e reclinar para trás começou a ficar nervoso, com a vozita trémula. Ficou super tenso, esticado na cadeira e com uma cara de medo! (pensei: "Ui!!agora é que é! ele nem anda nos carros de por moeda"). Com a luz apontada à cara a coisa piorou... Mas aguentou-se firme a fazer o que a higienista pedia, como abrir a boca como o leão, etc... Ela lá contou os dentes uma a um (20 no tolal) e acho que isso o relaxou!

Quando terminou de examinar, ainda lhe tentou explicar a parte de bochechar e cuspir porque eu já lhe tinha dito que ele não conseguia faze-lo. Acho que ela pensou que era exagero meu, naquela, "ok, não sabe porque ainda ninguem lhe explicou". Mas depois de ter repetido a cena uma 7 ou 8 vezes e ele engolir sempre a água, desistiu e disse-me que ele ainda é muito pequeno e para ir exemplificando em casa. Coisa que eu faço todas as noites.

Não tem nenhuma cárie, os dentes estão alinhados, sem mordida aberta. Estão demasiado juntos o que pode ser indício de falta de espaço para a dentição definitiva, na qual os dentes são maiores. (pensei: "é melhor começar a poupar para o aparelho!").
  
Trouxe um diploma de bom comportamento e um desenho para pintar. (que nunca mais ligou). A recomendação foi lavar os dentes 2 vezes por dia, com pouca pasta e regressar lá daqui a 6 meses.

Uf, que descanso. Há crianças que tem cáries bem cedo, segundo a higienista, é por excesso de doces, por isso poucos doces e sumos, ou seja açúcares.


Sem comentários:

Enviar um comentário