O miúdo não consegue cuspir (esculpir, como ele diz!! ahahah!), bochechar e nota-se dificuldades em fazer aquele brrrr com os lábios (não sei o que lhe chamar). Soprar também sempre foi dificil de entender, mas com as velas de aniversário a coisa deu-se... Também não consegue assoar-se.
O bochechar e cuspir dava jeito para lavar os dentes como deve ser... Come a pasta, que é pouquissima já por esse motivo. No entanto faz os gestos de bochechar e cuspir.
Esta dificuldade irrita-me, ele é tão inteligente mas não consegue seguir a indicação "não engole". Acho que ele não percebe o engolir!!
Por outro lado já estou farta de rir nas nossas sessões de casa de banho antes de dormir!
As piolhas só começaram a cuspir e a bochechar no último ano de infantário, ou seja, já com 5 anos e ainda não sabem assoar-se...
ResponderEliminarPor muitos truques que tente (embaciar um espelho com o nariz, fazer bolhinhas com o nariz cheio de sabão, mostrar nhanha depois de assoar, etc.) nada resulta. Vou deixar andar pois sei que acabarão por aprender...
Quando lavamos os dentes (e por causa do elixir), fazemo-lo juntas para cuspirmos juntas. O manter o elixir na boca foi lá com uma mentirinha "Não podes engolir senão ficas doente da barriga!" (vá, meia verdade pois o excesso de fluor também faz mal).
Vai testando e usa-te como modelo de imitação. Pode ser que pegue.
Olá. A C só começou a bochechar quando decidimos lavar-lhe os dentes na banheira quando lhe dávamos banho à noite, também via a irmã que conseguia fazer. Com o chuveiro punha-lhe agua na boca e depois dizia para por a agua cá fora e aos poucos conseguimos, não foi fácil e o assoar só aprendeu neste inverno que passou aos 5 anos.
ResponderEliminarBeijinhos
Aqui assoa o nariz desde 1 ano e 3 meses, mas cuspir está difícil, está com 2 anos e 2meses. Já colei adesivos na pia como alvos, expliquei o porquê de não engolir, mas a única coisa que anda a resolver na hora de bochechar é espremer as bochechas com a mão.
ResponderEliminar