segunda-feira, 25 de junho de 2012

Os outros e as suas opiniões!

Ando um bocado aborrecida com o fato de começar a achar que todos me acham muito ansiosa, que me preocupo demais. Bem sei que não devemos dar importância ao que as outras pessoas pensam ou dizem mas quando essas pessoas me são muito próximas e, supostamente, são elas que nos conhecem melhor e querem o nosso bem fico um pouco insegura e paro para pensar se realmente elas estão com a razão.
Será que é ansiedade ou excesso de preocupação? Qual é a mãe que não se preocupa com os filhos, quer com assuntos diários do género: se comeu, dormiu e passou bem, quer com outros mais distantes?!
Quando uma mãe de um colega de creche do meu filho comentou comigo que estava preocupada com a adaptação do filho na pré, dizendo: "Ai, estou preocupada em como vai ser no próximo ano?!" (referindo-se à mudança de sala e de educadora)  eu fiquei confusa... para o ano?! No próximo ano ainda estão na creche e ela já está preocupada com o que vai acontecer no ano lectivo 2013/2014!!!! E o filho dela é um espectáculo de desenrascado, comunicativo, expressivo, simpático e bem desenvolvido! Fiquei baralhada, eu (a ansiosa!) ainda nem tinha pensado nisso!
Talvez porque me preocupa, sim, como ele está no infantário, como se dá com e educadora do ensino especial, se ele está muito tempo no computador ou a ver tv (onde fica completamente alheado ao que se passa em redor), preocupo-me em aproveitar vários momentos para pôr em prática algumas coisas que aprendo nas terapias, ou em como vai correr a ida à piscina, ou se ele vai fazer uma grande birra no restaurante ou se, ou se... Ok são muitos ses, eu sei, mas quem no meu lugar conseguiria não pensar? 

Também é dificil aceitar essas criticas quando já se viu o filme... Lembro-me bem como desvalorizaram as minhas preocupações quando dizia que ele se ria pouco e não me dava atenção, tinha brincadeiras repetitivas, não ligava a algumas pessoas como os avós,  ou por ter 15 meses e não dizer nada... e quando digo nada é nada, não é como os outros pais que os seus filhos dizem várias palavras como dada para agua, ca para escada, pa para parabéns, ti para tia, etc, etc ... mas eles continuam a insistir que os seus filhos também não falam... Não falam uma ova, não falam é como gente grande e isso só o vão fazer aos 3 ou aos 4 anos! Por isso temos os outros (que também me irritam) sempre a dizer "Ah, não te preocupes, o meu também só começou a falar aos 4" Estou farta dessa conversa!!!

Não é andar a puxar para baixo ou deprimida, é simplesmente, muito atenta ao que se passa e a tentar fazer tudo para que ele evolua da melhor maneira o mais rápido possível, e a tentar não ficar com o sentimento de culpa de ah, devia ter dado mais atenção a isto ou aquilo, é muito difícil de gerir e se isso faz de mim ansiosa, epá deixem lá e não me chateiem!!

Sinto que estamos a um passinho de ouvir dizer coisas do género, ele é assim porque és demasiado ansiosa... só falta!

Nunca vi ninguém deixar de ser ansiosa por lhe estarem sempre a chamar a atenção para isso, mesmo que seja com boa intenção!

7 comentários:

  1. olá Catarina, revejo-me nas tuas palavras, se calhar até sou mais "exagerada", ainda este domingo o meu cunhado mandou uma boca, eu estou sempre preocupada, se tem sede, fome, frio, calor, todos os dias vou ver o tempo pro dia seguinte pra colocar a roupa suplente na mochila (sempre umas 2 oub 3 peças de baixo e outras tantas de cima).
    Ando sempre com ela debaixo de olho, as minhas cunhadas deixam-nos andar à vontade... eu não consigo, tenho medo que caia da cama ou de outras coisas (gosta de subir) tenho medo dos latões com água que a minha sogra tem no quintal, tenho medo que as galinhas, ou patos, ou abelhas lhe piquem, enfim... ando sempre atrás dela...
    O meu marido até diz que me culpo de coisas que não tem nada a ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, Helena! Só quem está na mesma situação é que percebe! claro que temos de nos preocupar se tem fome, se tem sede, o meu não até há muito pouco tempo não pedia nada! Também acho que não tem a noção do perigo como os outros da sua idade e muitas vezes quando lhe tento explicar não está focado no que estou a dizer!

      Eliminar
  2. Pois é, eu também bem explico as coisas, pra ter cuidado com isto e aquilo porque blá blá bla... mas a maioria das vezes ela tá noutra!
    E não vale a pena explicarmos às pessoas porque andamos sempre em cima... além de acharem que nós é que exageramos ainda mandam bocas...
    deixa pra lá...

    ResponderEliminar
  3. Respira fundo.
    Sorri sempre. Mesmo que te morda por dentro.
    Respira fundo, outra vez.
    E caga nisso. os outros não têm a mínima noção do que é ter um filho diferente. Não fazem ideia do que é andar todos os dias com o coração apertado e com vontade de chorar. E se tiveres que ser "torta", força! Quem não compreender, paciência. Não mudes um mm que seja, porque é isso que faz de ti uma super-mãe.
    A ultima que me disseram foi "temos que aprender a aceitar o que temos", só porque não deixei que o miúdo fosse numa visita de estudo, a 200 km de distância... Respirei fundo e muito educadamente expliquei o que me ia na alma. E quando acabei, toda a gente chorava ao meu lado... Pelo menos por 30 segundos, ninguém se atreveu a exigir-me que me acalmasse e que tivesse calma...
    Qualquer coisa, estou por aqui!
    Bjocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Daniela!
      Sei que sabes do que falo e que compreendes bem!
      bjs

      Eliminar
  4. Mais palavras para quê? Também já ouvi pérolas desse género e mais algum, acusações de que eu sou demasiado ansiosa e controladora mas também já fui acusada de ser demasiado permissiva.. Ora, e se esta gente, primeiro que tudo se entendesse? Ora sou controladora ora sou permissiva? Vejam lá se se decidem e depois falem comigo. Ah, e como diz o meu marido, pimenta no cu dos outros é refresco. Eu bem gostava de ver essas pessoas 10 minutos SOZINHAS com filhos como os nossos. Certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo!
      Adorei a da pimenta!
      há pessoas que tem sempre de opinar, mesmo sem conhecimento de causa... quando fazem birras é porque somos permissivas e não educamos como deve ser, quando nos preocupamos é porque somos ansiosas... enfim! tento dar a importãncia que merecem, ou seja nenhuma mas às vezes é difícil!
      Bjs

      Eliminar