sábado, 2 de junho de 2012

Descobrindo a minha voz

Como já tinha falado aqui, a educadora do apoio indicou-nos algumas atividades para estimular as áreas em que o nosso filho mostra um realtivo atraso. Com base no manual "Crescer: Guia para o Desenvolvimento" onde indicam as várias etapas de desenvolvimento da criança ou bébe desde os 6 meses, fomos vendo o que o meu filho já faz ou ainda não faz. 
No que diz respeito à fala, como já referi, encontra-se ao nível dos 12 meses. Os itens que se encontram na fase dos 12 aos 18 meses são:
 1) Imita as variações de entoação da voz de outros - No caso dele não, ou muito raramente depois de insistirmos bastante e só quando está muito bem disposto;
2) Abana a cabeça para dizer "não"/"sim", com significado - não, mas faz "não" com o dedito espetado porque aprendeu com a musica "Eu tenho um pião" e  o "sim" abre e fecha a mão, porque lhe ensinei... nunca conseguimos que o fizesse com a cabeça.
3) Usa gestos para "já está", "comer", "não há" - por norma não usa mas sabe fazer o gesto de "não há". Sabe também: "grande" (abre os braços), xixi (aponta para a pilinha), ontem fez o gesto de "beber" e penso que também já sabe o de "comer";
4) Diz "mamã", "papá" e, pelo menos mais uma palavra - diz maaaamaaaa, às vezes não parece ter significado. Embora no infantário já o tenham ouvido dizer "mamã";
5) Participa em canções com gestos - participa mas não é logo às primeiras e só algumas que ele gosta muito, mas participa!

Já disse "está a aqui" na perfeição, no infantário; "co... papá" para ir para o computador com o papá", "Bob", do Bob, o construtor e "água" tudo uma única vez, não voltou a repetir. "É mê" quando quer dizer "é meu" é que diz várias vezes, até demais!

Para estimular estes itens, indicam algumas atividades... mais uma vez frustaram as minhas expetativas! A maior parte delas são coisas que fazemos intuitivamente mas que só resultam em meninos que não tem dificuldades, ou melhor, que mostram interesse em aprender a falar e/ou comunicar com os outros...

Ora vejamos:
Para o ponto 1) como actividade interactiva sugerem que se alterne a vez no palrar, quando ele começar a palrar, nós repetimos noutras vezes dizemos alguma coisa e damos-lhe a oportunidade para repetir. Já fizemos vezes sem conta sem obter resposta... mas vamos continuar a tentar, até porque ele se tem mostrado mais interessado e receptivo. Também sugerem entoar os sons dos carrinhos e camiões, fazendo "brum brum brum", variando a entoação e o ritmo, fazemos há muito tempo até à exaustão, assim como fazemos os sons dos animais, que ele já faz.
No ponto 2) sugerem que se observe a sua linguagem corporal para tentar perceber quando quer dizer "sim" ou "não", que se lhe dê tempo para responder antes de assumirmos que sabemos a resposta e quando percebermos o que quer dizer devemos mostrar então como abanar a cabeça, abanando a nossa ou então a dele. Sugerem que se faça nas horas das refeições, no banho ou durante as brincadeiras.
No ponto 3) sugerem que seguremos as suas mãos na posição certa, dando alguns exemplos de como usar os gestos, dando tempo para responder. Sugerem que se faça na hora da refeição. Também sugere que se insentive pequenas tarefas, para ele ajudar. Neste ponto acho que podemos insistir mais.
No ponto 4), sugerem que se nomei as coisas e que se diga o que está a fazer, não usando demasiadas palavras da cada vez e repetindo a mesma palavra várias vezes.
No ponto 5) sugerem que se cante canções, o que eu faço desde que ele nasceu e ele gosta bastante.

Vamos estar mais atentos e tentar implementar estas estratégias!

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