quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lavar os dentes

Esta é uma tarefa muito difícil ou mesmo impossível. Até agora nunca consegui que o meu filho lavasse os dentes ou que me deixasse lavá-los. 
É uma das tais coisas que para os outros pais não é problema, no nosso caso é uma tarefa difícil. Ele não deixa por a escova na boca!
Como tal, "escovar os dentes com ajuda" foi outro dos objectivos traçados pela educadora do ensino especial. Dicas do tal manual "Crescer: Guia para o Desenvolvimento":
- Deixar escolher a escova e comprar uma pasta com sabor - Já o tinhamos feito mas o problema é que ele gosta de brincar com a escova, leva-a para a sala, até se penteia com ela mas pô-la na boca nem pensar!
- Depois de comer, levá-lo à casa de banho, pegar-lhe no pulso e ajudar a movimentar a escova contra os dentes e depois deixá-lo fazer sozinho (só se for á força e com ele aos gritos mas não parece ser esse o objectivo!) Deixá-lo observar a nossa escovagem de dentes... (eu deixo e até chamo a atenção mas ele está mais interessado na torneira do bidé!!)
- Deixá-lo brincar a escovar os "dentes" dos bonecos... (ele não liga "puto" a bonecos!!)
Se alguém tiver outra dica eu fico agradecida!

10 comentários:

  1. O meu tb detestava e hj com 4 anos adora... Tem uma escovinha que é um urso, talvez possa ser uma estratégia? Dar-lhe umas escova com um bonequito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele escolheu uma mas acho que foi mais pela cor e do género, queres a verde ou a azul... escolheu a azul acho que por ser a ultima hipótese! Mas acho que com boneco vai brincar com a escova... Mas obrigada pela dica, vou tentar!

      Eliminar
  2. Cá resultou o uso do calendário com os carimbos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não usamos o calendário... Com que idade é que se usa o calendário? Isso é cada escovadela um carimbo e quando chegar a um nº determinado tem uma recompensa, não é? Será que ele já entende?

      Eliminar
    2. Sim, é mais ou menos essa a ideia. As minhas piolhas sempre tiveram alguma noção de tempo (dia -> noite -> outro dia...), aos 3 anos já sabiam os meses e dias da semana, logo, foi de aproveitar conhecimentos.
      A única recompensa era o carimbo, não havia nada extra quando o calendário estivesse cheio. Ao fim de uns tempos caiu em desuso e deixou de ser usado.

      Eliminar
  3. Olá, eu lavo os dentes ao meu filho no banho. Ele adora, primeiro deixa aqui a mama fazer o trabalho e depois, desde sempre, lava ele um pouco para que se habitue. Como ele adora o banho, eu aproveito enquanto ele brinca com a água, para lhe lavar os dentinhos. De manhã, é mais complicado, já não há banho, mas aos poucos foi-se habituando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma ideia... Também vou tentar, pode ser que esteja mais receptivo no banho!
      Obrigada!

      Eliminar
  4. A minha lava os dentes na escolinha, em casa népia...
    pega na escova, vem-me pedir que ponha pasta, come a pasta, bebe a agua e pernas pra que vos quero...
    se me vir aproximar, larga tudo e foge logo!

    ResponderEliminar
  5. oi,
    descobri o blog ao pesquisar o diagnóstico que foi feito hoje ao meu filho no Diferenças: PEA altamente funcionante atípica, com 1 nota para a terapeuta que diz é + essence (não faço ideia do que seja, pesquisei e não me aparece grande coisa) com possivel evoluçao para PEL+ defice de atenção.
    O meu menino tem 35 meses e já é seguido na consulta de desenvolvimento do Hospital, tb já está encaminhado para a intervenção precoce da CERCIMB.
    Ainda não li muito no blog, mas revi-nos no que li..
    Lavar os dentes tb não é tarefa facil cá em casa. ele come a pasta, roi a escova. quando me descuido vai buscar a escova dele e até as nossas para roer e pentear-se.. e depois tirar-lha/as é filme! enfim, ainda me sinto meio perdida com isto, embora há 1 ano atras tenham falado na possibilidade de PEA, diagnosticando apenas uma emergencia tardia da linguagem. chegou a fazer terapia de psicomotricidade (creio que é o nome). Toda a gente dizia ser tudo normal. Uma pediatra chegou a dizer que a culpa era minha, que tinha de mudar de atitude e que o menino não tinha nada! Há cerca de 2 semanas já foi diagnosticado com PEA no hospital, mas o pai e a familia paterna não se convenceu, dai ter procurado o diferenças.
    Queria deixar 1 bjoka grande, mta força querida.. não tenho grandes ideias, conselhos mas percebo-te tão bem!
    <3 força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá mãe envernizada! Bem-vinda aqui e a outros blogs de mães que me tem dado uma grande ajuda! A partilha de experiências e de sentimentos tem-me ajudado muito, espero que também a ajude a si!
      Também nunca me explicaram o que queria dizer o essence!
      Sei o que é não valorizaram as nossas preocupações!
      Quanto ao pai talvez precise de mais tempo para "digerir" tanta informação dificil de aceitar!
      Beijinhos e muita força também!

      Eliminar