segunda-feira, 21 de maio de 2012

"O menino é mudo!"

Esta foi a frase que o pai ouviu da boca de outro menino com cerca de 4 ou 5 anos. Dizem que na boca das crianças está a verdade, não filtram. De facto, o meu menino é mudo, por enquanto. Não diz palavra, faz uns gestos e humhum quando quer alguma coisa, principalmente quando está em lugares públicos, em casa já se vai esforçando e palra.
Estavamos numa esplanada, na mesa ao lado estavam vários adultos, um cão (o Pipo) e esse menino (M.). O Pipo era amoroso, não sei dizer a raça mas era de porte médio, meiguinho e pachorrento. O meu filho não vai muito à bola com os cães, parece ter algum receio apesar de lhes achar uma certa graça, já teve duas experiências menos boas com dois mini cães antipáticos (detesto cães pequeninos!). Engraçou com o Pipo e quis dar-lhe um pauzinho, ali esteve, humhum a esticar a mãozinha com o pau, sobre os nossos olhares atentos e também do M., que fez logo a observação muito acertada "o menino é mudo!"
Depois disso revelou-se uma criança espetacular, adorei a sua atitude, começou logo a tentar comunicar com ele através de gestos! E ali andaram, foram passear o cão, brincaram na fonte e o meu filho adorou, ria-se às gargalhadas!
Pareceu tudo tão simples, fácil! Foi uma lição...

2 comentários:

  1. Acho que por muito inocentes (e ditos sem filtro ou pensamentos prévios) sejam os comentários ditos por outras crianças, doi sempre um pouco... À semelhança do que disseram do teu piolho, das minhas já disseram que falavam mal para meninas tão crescidas e que vergonha usarem fraldas (foram desfraldadas com 4 anos)... Sei que essas coisas não foram ditas por maldade, é pura constatação de factos, mas, a verdade, é que custa ouvir... Mas, pronto, pensemos que há outras coisas que eles conseguem fazer, mesmo que pareçam estupidamente simples aos nossos olhos...

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Pois dói... Eu não o ouvi dizer, ainda bem que foi só o pai que ouviu...
    A minha sobrinha que tem 6 anos disse-me que ele vai ser como o seu colega R. que fala mal (ainda à bébe) e é muito mal comportado, fiquei muito triste, perguntei-lhe se ela gosta dele mesmo ele sendo assim, ela disse que sim!
    Eles não tem a noção de que magoa ouvir...
    Gostei foi da forma como o puto M. ultrapassou a diferença e se esforçou para brincar com ele.
    Bjs

    ResponderEliminar