segunda-feira, 9 de julho de 2012

Estereotipias

Ando preocupada com uma das estereotipias. O meu filho não apresenta muitas ou não apresenta aquelas que são talvez as mais características dos espectro como abanar-se, abanar as mãos ou os braços. Mas desde bebé que faz um movimento com os lábios (como se fosse dar um beijo), por volta de um ano começou a abanar a cabeça principalmente quando corre, houve uma fase que andava em bicos dos pés... mas a que me preocupa mais é andar muitas vezes com os dedos na boca!

Noto que volta e meia faz mais umas que outras... por exemplo, ultimamente não abana muito a cabeça, já não anda em bicos de pés e o movimento dos lábios não é muito frequente, mas anda constantemente com os dedos na boca!

Quando era mesmo bebézinho atribuia esse facto aos dentes a nascer ou a falta da chucha mas agora já tem os dentes todos!! E não chucha nos dedos enfia dois dedos na boca (indicador e médio) e ali fica a lambuzar-se! Mais do que ser desagradável de ver preocupa-me o facto de não ser nada higiénico! Esteja onde estiver, no parque infantil ou numa casa de banho, não consigo evitar que ele enfie os dedos na boca antes de lhe lavar as mãos!! (estou a pensar comprar uns toalhetes desinfectantes para essas ocasiões)

Não vale a pena tentar evitar... é impossível. Pelo que já percebi às vezes pode mesmo ser contraprudocente mas por vezes esqueço-me e digo "tira a mão da boca", ele até obedece mas passado uns segundos lá está ele outra vez!

Penso que ele ser um "glutão" também se deve a esse mesmo propóstito, o de atingir a auto-estimulação pela boca, pois se pudesse estava sempre a comer! Não pode ver ninguém a comer que também quer!

Não sei o que fazer....

5 comentários:

  1. Olá Catarina, eu também ando preocupada com este assunto, a minha filha voltou a andar em bicos de pés, principalmente quando saímos de casa, até entorta o calçado no calcanhar :(
    parece uma desengonçada a andar...
    O tal movimento que tú descreves da boca - tipo a dar um beijo, a minha também fáz... mas felizmente que só a vejo fazer isso de longe a longe...
    Também não sei o que fazer!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O da boca o meu também não tem feito... mas parece que quando para uma começa outra! :(
      Bjs

      Eliminar
  2. Experimentem desviar o foco de atenção ou ocupar-lhe as mãos. É preferível ele andar sempre colado a um brinquedo do que com os dedos na boca... As minhas não fazem muito mas também levam os dedos à boca e mordem a mão... Há alturas piores do que outras. Agora estão mais calmas e as estereotipias parecem não ser tão manifestas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tentei ocupar as mãos dando-lhe um brinquedo mas na maioria das vezes do resultado é morder o brinquedo! Agora vou experimentando várias coisas: fazer cócegas, dar brinquedos, bater palmas, fazer festas nas mãos, tudo o que me vou lembrando para ver o que resulta melhor!
      Bjs

      Eliminar
  3. Essas estratégias podem ajudar a desviar o foco de atenção sim! É uma ideia.
    Quanto ao brinquedo, e se for um daqueles para bebé, para quando começam a romper os dentes? pode mordiscá-lo à vontade... Só terá que haver a atenção de evitar que esse brinquedo se transformasse em obsessão e estereotipia pior...

    ResponderEliminar