quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bonecos animados

Fui seguidora da "regra" que diz que as crianças não devem ver televisão até aos dois anos. Isto não quer dizer que o meu filho não via bonecos, sim via, mas era pouco tempo e o BabyTv.Tinha receio que se fixasse demasiado e que afectasse a interação.

Quando comecei a ver que os bonecos ajudavam nalguns comportamentos, como por exemplo dizer olá e adeus (mesmo com gestos), e que estimulavam outras capacidades comecei a achar que estava a ser intransigente e que podia abrir espaço para ele assistir a mais bonecos, preferencialmente na minha presença para ir falando com ele acerca dos mesmos.

Agora, com 3 anos, estamos os dois um pouco agarrados aos bonecos (como eu temia). É raro o dia em que chega a casa e não pede para ver tv, bonecos. Já tivemos a moda do JimJam,  agora anda numa de Panda! Já passamos pelo Bob o Construtor, Tomas e os amigos,  Bombeiro Sam, Ruca, Pocoyo, e agora as Aventuras do Chuck.

Também gosta de outros que não são para a sua idade, que acho horriveis... Ainda não percebi porque é que os bonecos para mais velhos ou são para meninas (com poneizinhos e barbies) ou são bonecos com monstros que só sabem lutar de formas esquisitas, estes são aqueles a que chamamos os bonecos maus e que ele gosta de ver mas eu não deixo, digo sempre que acabaram e arranjo maneira de mudar! Ainda não percebi porque é que gosta e está cada vez mais dificil de enganar porque reconhece os logotipos dos canais.

De todos, o meu preferido é o Ruca. Foi com este amigo, que ele começou a interessar-se por ajudar, por brincar com os carros a fazer vrum, vrum, a pintar, a cozinhar... resumindo o Ruca é o exemplo. É óptimo pois recorro algumas vezes a:  O Ruca faz, o Ruca gosta, o Ruca porta-se bem, não faz birras, etc, etc. O Ruca tem amigos, anda na escola, vai ao dentista, vai às compras, vai ao parque.... Os pais do Ruca também são um modelo, reagem sempre de forma correcta ás situações de birras, conflitos entre amigos ou irmãos, avarias de carros, etc, etc

Só tenho pena  que os pais do Ruca não sejam divorciados, isso sim seria o idea!. Visto que na sociedade atual o modelo de familia tradicional já não tem a incidência do antigamente, que tal fazerem um Ruca proveniente de uma familia monoparental?! Pais do Ruca, por favor, divorciem-se amigavelmente!!

Seria bom ter um exemplo de um menino que passa uns dias com a mãe, outros com o pai, que tem duas casas, que o pai tem namorada, etc. Em vez de ter uma irmã, viver em casa dos pais (que dormem na mesma cama), que vão todos ao parque infantil e jantar fora...

Será que alguém conhece uns bonecos animados que retratem uma familia com pais separados? É que todos os que vemos incidem sobre o modelo "pai/mãe são um casal feliz"!! Até o Chuck que é um camião, tem uma mãe porta-paletes e um pai camião que vivem juntos e felizes!

1 comentário:

  1. :)
    gostei deste comentário - realmente faltam desenhos animados que encaixem nessa realidade.

    Olha eu não segui essa regra, desenhos animados sempre foram a coisa que a piolha mais adora e em conversa com a médica chegamos à conclusão que poderiamos tirar proveito desse interesse dela para treinar-nos a comunicação e interação - o que faço é ver sempre desenhos animados com ela. Ultimamente ela até vai contanto o que vai acontecer a seguir e tudo.
    Inicialmente eu só lhe punha o RUCA, mas cada vez que iamos a casa da minha sogra ela via outros e depois em casa só queria ver aquele - desligou completamente do RUCA...
    Ela gosta de desenhos com adrenalina - vive aquilo intensamente, mas digo-te - a gente estando ao lado a explicar, a vibrar com eles, a perguntar coisas também faz maravilhas.

    Olha que há filmes para mais velhos que são bem bonitos, se quiseres deixo-te aqui o TOP 20 de preferencias da minha piolha.

    ResponderEliminar