sexta-feira, 27 de julho de 2012

bahh

Demasiado cansada para escrever seja o que for... e pior de tudo aborrecida com conversa parva no infantário (leia-se directora!) Bahhh!

Impressionante como uma conversa com comentários parvos (a atirar para os rótulos!) nos consegue estragar o dia!

Férias...

Verão é férias, é praia, calor e brincadeiras!! yupi!!
As férias iníciaram-se com a festa do 1º aniversário de um amiguinho, correu bem mesmo sem sesta, o meu filho andou tranquilo a brincar com os brinquedos, claro que o triciclo é o preferido e como o outro ainda não disputa brinquedos não houve chatices. Todos o acham mais desenvolvido e participativo até porque já diz umas palavritas. Eu continuo a notar, principalmente, que ele não olha para as pessoas que metem conversa com ele, parece não ligar mas eu sei que ele está a ouvir. 
Estivemos uma semana no algarve com o avô, a I. e a tia C., correu tudo muito bem, tirando alguns pormenores, características do espectro que passam mais por má educação e embirração do que outra coisa. Mas foi tão bom que houve momentos em que me esqueci de ligar o "modo de alerta permanente"!
Aproveitámos a praia, com muitas brincadeiras na areia... quanto ao mar passámos do 8 para o 80, primeiro corria para a água, tinhamos de o segurar pelos braços para o levantar para que as ondas não passassem por cima dele de repente, sem eu perceber porquê (porque não aconteceu nada de especial), assustou-se quis sair da água e já nem sequer queria molhar os pés! Foi com muito custo que no dia seguinte o convencemos a ir para a beira mar! Sinceramente não sei se fico satisfeita ou não com isso, pois vamos 15 dias para as praias do centro, onde o mar não tem nada a ver com o do algarve, acho que vou andar mais descansada sabendo que ele não se aventura para dentro de água.
De regresso tivemos mais um aniversário cheio de miúdos da idade dele e foi muito bom ver que ele não faz grande diferença no meio deles... em contexto de festa claro, brincou, comeu, respondeu a algumas perguntas... ok, fala pouco e agarra-se aos triciclos e "popós" mas no meio da confusão ninguém estranha...
Estava lá um com quase 3 anos que me pareceu ter também uma PEA mas os pais não estão consciencializados nem se preocupam com as características do filho... Ás tantas tive que ir lá tirar o raio do popó aos dois e acabar com a disputa pelo triciclo!! Não compreendo como há pais que não se incomodam com certas atitudes dos filhos e até acham engraçado!
Nestes últimos dias voltámos às rotinas, ao infantário e terapias... mais tarde venho contar novidades!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Entrevista a um pai no programa Você na Tv

Esta entrevista consegue passar muito bem a mensagem do que é ter um filho autista. 
Explicou tão bem o que se sente perante o diagnóstico de autismo e de como ele afecta a relação familiar:
Destaco algumas partes:

 É um estado de alerta permanente! (...) "estilhaça tudo o que está à volta, é uma doença social (...) que se expande e torna as relações muito pesadas..."
É saudável falar com pessoas com experiência similar...
Os pais "têm tendencia a refigurar a vida... a vida fica em banho maria, e isso não funciona!
O autismo é um guarda-chuva imenso...
Os autistas têm tendencia a brincar ao lado, brincam ao lado...
Os pais das crianças autistas estão desejando que elas falam...
É uma luta para manter a disposição e motivação...
Os pais das crianças autistas carregam a culpa de poder ter seguido um caminho diferente...estão sempre á espera que apareça um milagre... vão ficando contentes por umas coisas e tristes por outras.

Quem tem um filho com este diagnóstico compreende este pai!

Temos de aceitar aquilo que temos de aceitar, moldar o que temos de moldar e temos de arranjar forças onde não existem e... desistir não pode ser uma opção.

Ainda nas palavras da psicologa entrevistada, que também explicou muito bem o que é o autismo, as crianças tem alterações sensoriais (...) o que muitas poucas vezes uma criança com autismo tem é iniciativa...

Aqui fica o link:

http://www.tvi.iol.pt/programa/2015/videos/128760/video/13662845

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Estereotipias

Ando preocupada com uma das estereotipias. O meu filho não apresenta muitas ou não apresenta aquelas que são talvez as mais características dos espectro como abanar-se, abanar as mãos ou os braços. Mas desde bebé que faz um movimento com os lábios (como se fosse dar um beijo), por volta de um ano começou a abanar a cabeça principalmente quando corre, houve uma fase que andava em bicos dos pés... mas a que me preocupa mais é andar muitas vezes com os dedos na boca!

Noto que volta e meia faz mais umas que outras... por exemplo, ultimamente não abana muito a cabeça, já não anda em bicos de pés e o movimento dos lábios não é muito frequente, mas anda constantemente com os dedos na boca!

Quando era mesmo bebézinho atribuia esse facto aos dentes a nascer ou a falta da chucha mas agora já tem os dentes todos!! E não chucha nos dedos enfia dois dedos na boca (indicador e médio) e ali fica a lambuzar-se! Mais do que ser desagradável de ver preocupa-me o facto de não ser nada higiénico! Esteja onde estiver, no parque infantil ou numa casa de banho, não consigo evitar que ele enfie os dedos na boca antes de lhe lavar as mãos!! (estou a pensar comprar uns toalhetes desinfectantes para essas ocasiões)

Não vale a pena tentar evitar... é impossível. Pelo que já percebi às vezes pode mesmo ser contraprudocente mas por vezes esqueço-me e digo "tira a mão da boca", ele até obedece mas passado uns segundos lá está ele outra vez!

Penso que ele ser um "glutão" também se deve a esse mesmo propóstito, o de atingir a auto-estimulação pela boca, pois se pudesse estava sempre a comer! Não pode ver ninguém a comer que também quer!

Não sei o que fazer....

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Reportagem fotográfica

Este fim de semana foi passado em casa, com algumas saídas, só com "a mamã"! O meu pequenito já diz "mamã" e muito melhor do que dizer mamã é ouvi-lo chamar por mim! É tão bom! Tardou mas chegou. Esta sensação de o ouvir chamar-me é maravilhosa!!

Apetece-me descrever minuciosamente este fim de semana porque é, sem dúvida, um marco a registar! Claro que ele não começou de um dia para o outro... mas neste fim de semana houve menos gritos (também houve menos estimulos) menos birras (alguma medição de força e de limites, próprios da idade), mais interação e comunicação o que me deixou feliz!

Sábado fomos ao mercado, apesar de continuar a querer mexer em toda a fruta e legumes das caixas e a puxar para irmos embora para o parque infantil, pareceu-me mais fácil de controlar...

Compras feitas, lá fomos ao parque infantil:


escorrega e túnel, baloiços não há mas ele também não aprecia!

De tarde, depois da sesta, brincámos com plasticina.


Não durou muito tempo, quando fiz esta papa para o gatinho (para estimular o jogo simbólico) já ele andava distraído com outra coisa... mas tudo bem!
Também bricámos às limpezas... algumas mamãs sabem como é importante ver estas brincadeiras... Acabou a fazer da esfregona uma ponte!



No domingo começámos o dia a ver bonecos animados...


Estendemos a roupa...


Demos o almoço ao coelho e à ovelha, que depois de almoçarem no sofá ainda foram connosco para a mesa! :)


Depois da sesta fomos ao parque, levámos o triciclo e comemos gelado! É guloso, sai à mãe! Para a próxima já peço um para cada um!


Encontrámos uma colega de sala da creche e ele adorou! Correu para ela! Cumprimentaram-se (segundo a orientação das respectivas mamãs) e riram-se às gargalhadas no escorrega! Este foi o melhor momento do fim de semana, ver que ele gosta dos amiguitos e que se diverte no infantário!

Tivemos, também, muitos momentos musicais...


e à noite ainda tivemos tempo para acompanhar as musicas de um programa de tv com a pandeireta, xilofone e viola!
Ah, e também deu um "pezinho de dança"!

Muito bom!

Nota: A qualidade das fotos é propositada, eu não sou tão má fotografa! ;)

Autismo: diagnóstico precoce

https://www.youtube.com/watch?v=92V9SKXesfw&feature=player_embedded

Este video é bastante esclarecedor.

Mostra alguns sinais/comportamentos de alerta que, mesmo eu não tendo muita experiência com bebés e não conhecer esses sinais, na altura me deixavam apreensiva, a pensar que algo se passava...