sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nova Avaliação

Queridas amigas mães e outra(o)s que seguem o blogue.

Como algumas já sabem isto por aqui não anda fácil mas o que é preciso é focar-me em coisas positivas... por isso vamos ao que interessa!

Há algumas semanas atrás, tivémos uma reunião com a educadora do ensino especial e a educadora da sala para conversarmos sobre a evolução, a avaliação da intervenção precoce e para estipular novos objetivos, visto que todos os anteriores já foram alcançados.
Todos concordamos que a evolução tem sido bastante boa, no entanto não podemos descurar aspectos importantes do desenvolvimento onde ainda se encontra um ligeiro atraso.
Assim, aos 30 meses, o pequenito nas suas:
- competências motoras, o movimento e equilibrio encontra-se abaixo do esperado (ao nível dos 24 meses), isto porque ainda não salta levantando os 2 pés do chão e não é muito confiante a subir e descer das escadas:
- competências da fala e linguagem, a sua linguagem expressiva está abaixo do esperado (ao nível dos 26 meses mais coisa menos coisa), embora a vocalização já esteja adquirida  e de ter tido uma evolução muito significativa nesta área (há 6 meses estava ao nível dos 12, sem vocalização).
Hoje vou reunir com as educadoras para tratarmos dos traçar novos objetivos!

Tudo estaria muito bem se fosse só isto... mas todas as outras competências se encontram acima do esperado da sua faixa etária! Alías a unica que se encontra ligeiramente acima do esperado, são as manipulativas (aptidão manual, cubos, desenho), que está ao nível 32 meses.
Abreviando, as competências visuais estão ao nível dos 60 meses (5 anos), a audição e linguagem dos 40 meses, interacção social dos 48 meses (4 anos) e autonomia pessoal dos 40 meses, mais coisa menos coisa! Em termos cognitivos está ao nível dos 36 meses.
Para alguns isto podia ser o máximo! Mas a mim preocupa-me, eu queria mesmo que o desenvolvimento dele fosse apenas dentro do esperado para a sua idade.

Explicando algumas das competências e como chegaram e estes níveis.  Ele identifica as letras e mesmo sem lhe pedirem diz o nome delas, compreende preposições, negações e adjetivos, executa ordens com duas instruções, come com colher e garfo, etc.

O mais importante para mim é o resultado em termos de comportamento social, ele mostra interesse pelas brincadeiras com os pares e coopera desde que a brincadeira seja do seu interesse. Cumpre as regras e gosta de as ver cumpridas pelos colegas e sendo mais funcional em ambientes estruturados... ou seja fica um pouco desorientado quando anda tudo numa confusão e/ou trocam as rotinas!

A educadora do apoio sugeriu um teste (não sei o nome) que se faz para despistar o autismo, porque para ela, o miudo tem caracteristicas de sobredotação. O teste consiste em perguntas dirigidas aos adultos que intervem com a criança (educadora e pais, nestes caso). Ficámos de pensar no assunto.
Na minha opinião esta avaliação vai de encontro ao diagnóstico: PEA Ligeira, atípica e em caracterização. Por muitos testes que façam, e que é bom que se faça para termos a noçao da evolução, eu consigo, no dia a dia, aperceber-me de características de autismo que ele manifesta. Só para dar alguns exemplos; não querer entrar no elevador com os vizinhos, ou a cena do avental, ou alinhar os carrinhos, o querer fazer sempre tudo da mesma maneira... e ainda temos uma esteriotipia nova: a língua de fora (a lamber o queixo)!

Para alguns posso parecer pessimista, para mim é ser realista, é ver as coisas como elas são para poder atuar como deve ser, para continuar a ter estes resultados, para daqui a 6 meses ver outros grandes progressos.

Também percebo o ponto de vista da educadora que me disse que se for o caso é bom que ele seja sinalizado como sobredotado e não como autista, porque quando for para o 1º ciclo o intervenção é diferente conforme a referenciação. E pode se repercurtir em termos de motivação e sucesso escolar.

Tirando as preocupações....

Pronto, vamos no bom caminho!

5 comentários:

  1. Olá,

    No fundo está a ir bem mas nunca deixamos de estar preocupadas.... O mesmo se passa com a minha, apenas tem uma psicóloga a acompanha-la e apenas começou a intervenção a 1mês mas que lhe traçou certos objectivos e tem corrido bem.
    Mas a minha continua sem diagnostico, apenas suspeita de PEA.
    Os objectivos da minha são um pouco diferentes, são mais a nível da linguagem/comunicação e socialização. Os do comportamento já estão muito melhores.
    O resto não detectaram qualquer tipo de problema, está de acordo com a idade.
    Por isso força e vais ver que ele vai alcançar todos os objectivos que designarem.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Vejo muitas parecenças com o meu filho, um dos objectivos definidos pela prof da educaçao especial lá da creche é que começe, permaneça e termine uma actividade que por norma nao lhe interessa muito, porque o meu filho só liga as brincadeiras do seu interesse de resto nao liga.
    Mas desde que se veja evoluçao é muito bom, ainda pode ter um longo caminho a percorrer mas havemos de chegar lá :)

    ResponderEliminar
  4. Acho que apesar de tudo tens razões para sorrir :)
    olha que o teu menino vai mesmo no bom caminho!

    bjs
    Helena

    ResponderEliminar
  5. Parece tal e qual o que setio e o que fizemos com as piolhas... Algum desenvolvimento bem acima da média - QI incluído e foi quando falaram em Asperger pela 1ª vez e voltaram a referir a sobredotação - mas com alguns comportamentos e outras questões mais abaixo que a idade real delas... E estamos assim: com comportamento de 3 anos, corpo de 5 e cabecinha de 6 ou 7... E o teu também parece estar neste mesmo mundo que as minhas. Não te preocupes muito e tenta fazer com que as coisas boas que estão acima da média tentem compensar as que estão avaixo (nem sempre é fácil e pode não resultar nmas esperar para ver não é bem o meu forte) e continua o bom trabalho. O pequenote tem potencialidades e vai chegar onde chegam os outros.

    Um beijo grande

    ResponderEliminar