quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Encontro da Intervenção Precoce

Estive presente, a convite da educadora de apoio, no encontro da intervenção precoce, destinado a técnicos e pais, houve uma comunicação sobre a importância de trabalhar em equipa e testemunhos de 3 mães sobre a sua experiência com a intervenção precoce.
Nenhuma dessas experiências relatava casos de PEA, mas eram todas histórias muito comoventes.No 1º caso era uma mãe adolescente (mãe aos 14 anos) que mencionou o apoio do serviço social e psicologico. No 2º, uma menina referenciada por ter um atraso no desenvolvimento (não mencionaram o diagnóstico (?), que mais tarde se traduziu no apoio psicologico à mãe. O ultimo relato era de uma mãe de um menino com uma doença rara.
Todos os relatos foram muito intensos, mas o último deixou a sala a fungar e todos com lágrimas nos olhos. Eu fiquei, por alguns momentos, a pensar que o meu caso, ou seja, o problema do meu filho não era nada ao pé dos problemas daquela criança!!
Houve também um workshop (eu chamaria ação de divulgação) da associação Pais em Rede, em especial, sobre as Oficinas de Pais. Muito resumidamente, estas oficinas, consistem em reuniões de pais, distribuidas por várias sessões, onde partilham experiências sobre ter filhos com necessidades especiais.
Para mais informações vejam o folheto no blogue O meu Diogo e nós

2 comentários:

  1. Olá,

    Eu acho muito interessante quando também aparecem coisas para os pais.
    Não é fácil para um pai houvir que o seu filho é especial e acho que os pais também precisam de apoio, por isso apesar de nunca ter ido a nenhuma( por aqui nunca ouvi falar de nada)é sempre muito positivo este tipo de iniciativas.

    Bjinhos para ti e para o teu pequenino.

    ResponderEliminar
  2. As vezes dou por mim a pensar a sorte que tenho porque tem tantas pessoas com filhos com problemas graves :( enfim, as vezes sao mesmo casos de nos deixar com lagrimas nos olhos.

    ResponderEliminar