segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dúvidas de diagnóstico... dos outros!

Com muita coisa para contar mas sem saber por onde começar...
Nesta ausência estivemos mais uma semana no algarve! Foi muito bom... bom tempo e muita praia. O puto não só já molha os pés como brinca no mar e vai ao banho ao meu colo, foram uns progressos maravilhosos!
Não consigo expressar em palavras como estou contente por ele aproveitar a praia ao máximo, areia e mar. No ultimo dia de praia em agosto o sr. M, que passou a manhã connosco, conseguiu atraí-lo, com o jogo estilo jogo da malha com pedras, para a água, ele perdeu o medo e molhou os pés, sentou-se à beira mar e até tomou um grande banho ao meu colo (com cabeça e tudo!). Na altura fiquei na dúvida se teria sido só dessa vez mas nesta ultima semana de praia comprovou-se, já não tem medo do mar!
Anda numa fase de imitação, imita o que fazemos e o que dizemos! Foi muito engraçado, vê-lo a tentar imitar um senhor que andava a fazer o pino, fez as delicias do pouco pessoal que estava na praia, toda a gente a sorrir ao vê-lo a aquecer os pulsos com movimentos das mãos e a pôr-se de cabeça para baixo a esticar uma perna no ar!

Antes destas mini-férias, as últimas do ano e deste verão, foi ao infantário. O recomeço do ano lectivo começou muito bem, não houve qualquer problema, nem com alteração da sala, nem com os novos colegas e algumas alterações na rotina. Reunimos com a educadora para a pôr a par da nova situação familiar e para que fique atenta a alguma alteração do seu comportamento, indicativa de algum mau estar.

Também houve algumas alterações na rotina diária, pois agora o pai vai algumas vezes levá-lo e buscá-lo ao infantário e já foi a uma sessão de terapia da fala!

Na conversa com a educadora, esta referiu que nota uma evolução muito positiva no seu desenvolvimento, não só da fala mas também na interação pois ele brinca com os colegas e interage com ela e auxiliares. Chegou mesmo a referir que tem algumas dúvidas quanto ao diagnóstico de PEA por ele interagir bem e ser muito inteligente, na opinião dela os comportamentos que são associados ao autismo por vezes  confundem-se com os de sobredotação. Já a educadora do ensino especial (de apoio) me fez a mesma conversa, ou seja, que não vê nele os comportamentos típicos de meninos com PEA, sugeriu que ponderássemos uma consulta no hospital pediatrico de coimbra para uma segunda opinião, para o qual pode ser encaminhado através da intervenção precoce.
Para mim o diagnóstico de PEA atípica, ligeira, altamente funcionante e em caracterização está correcta. Principalmente a parte de "atípica" ou seja só tem algumas das características principalmente as brincadeiras repetitivas e obessivas, e "em caracterização", por isso a evolução positiva graças ao nossa intervenção (escola, terapeutas e familia). A terapeuta ocupacional partilha da mesma opinião. Ainda não tive oportunidade de debater esse assunto com a terapeuta da fala e com a pediatra.
Quanto a nós, pais, somos da opinião, que não nos interessa neste momento "rotular" se é autismo ou sobredotação ou outra coisa qualquer, o importante é que tem sido feito tudo o que é possivel fazer para intervir o mais cedo possível e a evolução tem sido positiva. De momento não estamos com vontade de sujeitá-lo a novos exames, testes, avaliações ou consultas. Mais tarde, quem sabe...

Nestes últimos dias tenho notado a falta de sensibilização e de consciencialização para o autismo e como isso nos afecta. Perante alguns comportamentos o puto é considerado um mimado!! Sei que algumas mães vão perceber muito bem o que quero dizer com isto...

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Daniela!
      Fiquei contente por saber que as coisas por aí estão a correr melhor!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,

    Há pois sabemos,até na minha família existem pessoas que dizem que não é nada, que a menina só é mimada( tipo a menina tem PEA, o que é isso, hó deves mas é ser maluca por pensares essas coisas da tua filha!!!), a minha pequena amanhã vai começar a ser acompanhada pela ed de ensino especial, mas estou numa fase não muito boa, o infantário onde está a pequena não está capacitado para ter uma criança com necessidades especiais e depois de tanto procurar lá achei 1 com vaga e parece ser óptimo o problema é fazer as contas para o pagar porque eu e o meu marido estamos desempregados.( fora ter de anular uma matricula que já paguei e não tenho reembolso e voltar a fazer outra e ter novamente de pagar) e claro o facto de ela ter de se habituar a 1 novo sitio, 1 nova sala e educadoras.Adorava a antiga educadora mas como era estagiária acabou por ir embora do infantário, com ela a pequena evoluiu muito e foi ela que a sinalizou, estou muito agradecida.
    Mas depois dela a pequena já vai na 2 educadora, está numa sala com 34 crianças e assim não dá. Não têm uma conversa com os pais para nada e por isso resolvemos que apesar de ser dispendioso que o melhor para a pequena é mudar de infantário. Só quero ter a certeza que vou sempre fazer o melhor para ela e continua sinalizada e mesmo mudando de infantário vai continuar a ser acompanhada pela ed ensino especial o que já não é mau.
    A ver vamos como vai correr daqui para a frente, espero estar a dar 1 passo atrás para depois dar 2 há frente. O novo infantário tem acordo com appda e por isso está habituado a ter crianças com necessidades especiais, e informam logo muito bem os pais, eu gostei do atendimento e a Piolha não vai ser a única com PEA, na sala dos 4 e dos 5 anos tem 4 meninos/as com o mesmo espectro o que me deixa confiante no bom trabalho que vai ser desenvolvido com ela. Ela vai ser integrada na sala dos 3 anos( tem 33 meses) e vai ser a única com PEA da sala, mas vai ser bom porque nesse infantário apenas têm salas com 12 crianças, estão mesmo preparados para as necessidades delas.
    Mas fico muito contente por ver a evolução do teu menino, é sempre bom ouvir boas noticias.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Silvia!
      Espero que corra tudo bem e que a tua menina se adapte bem e depressa ao novo espaço, colegas e educadora. O meu está na sala dos 2 anos e passou de uma sala com 16 para uma com 21!! A mim parece-me demais... a prestação foi actualizada para o dobro mas vamos fazer um grande esforço para mantê-lo no mesmo infantario porque para mudanças já basta o pai ter saído de casa!
      Vai dando notícias!
      beijinhos

      Eliminar
  3. Eu acho que, dentro de uma qualquer perturbação - autismo ou sobredotção -, o mais importante aqui é reter que o piolho está a evoluir estrondosamente com o mínimo de apoio e consegue captar sinais vossos e imitá-los. Eu acho isso muito bom! Parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, mesmo muito bom! Estou muito contente com a evolução!
      Beijinhos

      Eliminar