terça-feira, 25 de setembro de 2012

Consciencialização - #2


Tenho algum receio destas imagens porque o espectro do autismo é tão vasto que não são meia duzia de imagens que o caracterizam... Já vi algumas imagens das quais o meu filho não apresentava nenhuma das características apontadas e como tal poderia dizer "então, ele não é autista!"
Apenas um médico pode fazer o diagnóstico.
Mas devemos estar alerta para alguns comportamentos e não pensar: "ainda é bebé... tem tempo para se desenvolver, os bebés não são todos iguais, cada um tem o seu ritmo, blá, blá" Estas ideias pré-concebidas podem ser extremamente perigosas e atrasar uma intervenção que se quer precoce, ou seja, o mais cedo possível!
No nosso caso, os comportamentos que me incomodavam por os considerar fora da norma foram: usar brinquedos de forma incomum (transportar objectos e mais tarde alinhar os carros), alguma passividade e ausência de fala. Foram estes que levaram a pediatra a encaminha-lo para a terapia ocupacional.

3 comentários:

  1. Olá,

    Realmente é bastante vasto e se formos ver apesar de haver pontos em comum também existem bem diferentes. Mesmo tendo o mesmo diagnostico a maior parte das crianças é diferente.
    A minha foi sinalizada porque não olhava quando a chamavam, não tinha noção do perigo, não socializa com outras crianças e tem ausência de linguagem( praticamente não fala apenas diz algumas palavras e quando quer), também não é capaz de estar sentada 5 minutos está sempre na correria e a saltar.

    Beijitos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela sua visita. Estive a ler o blog e reparei que tinha escrito num post o seguinte: "A opinião do médico foi: uma perda de audição para afectar a fala tem de ser bilateral e com cerca de 70% de défice audito, pelo exame feito e comportamento dele achou que esse não é o caso mas colocou-nos á vontade para, se considerássemos necessário, fazer exames mais completos"


    .No caso do meu filho o otorrino disse que ele estava com uma pequena perda auditiva cerca de 20%(e que era recuperável) mas que isso era o suficiente para prejudicar a fala.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois! A minha pediatra também estranhou a opinião do otorrino, mas como ele ouve barulhos baixinhos não pensamos que ele tenha algum defice auditivo.
      Beijinhos

      Eliminar