terça-feira, 25 de setembro de 2012

Consciencialização - #2


Tenho algum receio destas imagens porque o espectro do autismo é tão vasto que não são meia duzia de imagens que o caracterizam... Já vi algumas imagens das quais o meu filho não apresentava nenhuma das características apontadas e como tal poderia dizer "então, ele não é autista!"
Apenas um médico pode fazer o diagnóstico.
Mas devemos estar alerta para alguns comportamentos e não pensar: "ainda é bebé... tem tempo para se desenvolver, os bebés não são todos iguais, cada um tem o seu ritmo, blá, blá" Estas ideias pré-concebidas podem ser extremamente perigosas e atrasar uma intervenção que se quer precoce, ou seja, o mais cedo possível!
No nosso caso, os comportamentos que me incomodavam por os considerar fora da norma foram: usar brinquedos de forma incomum (transportar objectos e mais tarde alinhar os carros), alguma passividade e ausência de fala. Foram estes que levaram a pediatra a encaminha-lo para a terapia ocupacional.

e porque consciencializar é preciso...


O meu filho é lindo, é perfeitinho, tem uns olhos lindos!
A sua diferença não se nota fisicamente: ele corre, ele ri, ele chora... tudo como os outros. Também como os outros, por vezes não sabe lidar bem com a frustação, chora e faz uma birra... a diferença é que enquanto os outros conseguem ouvir e prestar atenção à explicação dos "porquês" ele não está a tomar atenção...
Vou dar um exemplo: enquanto que para alguns quando a bolacha que estão a comer se parte em 2 não é um problema pois comem as 2 partes, para este é um drama e já não a quer comer, porquê? Não sei!
Enquanto que alguns chegam a algum sítio e cumprimentam as pessoas, dizem olá e dão beijinhos (sem ter que ser chamados para isso), este não liga muito às pessoas e dá a cara depois de se dizer para dar beijinhos.
Há quem pense... que todos os miúdos são assim, é preciso ser firme, educar, mostrar quem manda, etc,etc.... Ainda não consigo explicar a diferença, porque éque com ele é diferente. Parece que tudo o que digo é para justificar o mimo. Tenho que melhorar os meus argumentos.
E no nosso caso tudo isto é muito pouco frequente!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dúvidas de diagnóstico... dos outros!

Com muita coisa para contar mas sem saber por onde começar...
Nesta ausência estivemos mais uma semana no algarve! Foi muito bom... bom tempo e muita praia. O puto não só já molha os pés como brinca no mar e vai ao banho ao meu colo, foram uns progressos maravilhosos!
Não consigo expressar em palavras como estou contente por ele aproveitar a praia ao máximo, areia e mar. No ultimo dia de praia em agosto o sr. M, que passou a manhã connosco, conseguiu atraí-lo, com o jogo estilo jogo da malha com pedras, para a água, ele perdeu o medo e molhou os pés, sentou-se à beira mar e até tomou um grande banho ao meu colo (com cabeça e tudo!). Na altura fiquei na dúvida se teria sido só dessa vez mas nesta ultima semana de praia comprovou-se, já não tem medo do mar!
Anda numa fase de imitação, imita o que fazemos e o que dizemos! Foi muito engraçado, vê-lo a tentar imitar um senhor que andava a fazer o pino, fez as delicias do pouco pessoal que estava na praia, toda a gente a sorrir ao vê-lo a aquecer os pulsos com movimentos das mãos e a pôr-se de cabeça para baixo a esticar uma perna no ar!

Antes destas mini-férias, as últimas do ano e deste verão, foi ao infantário. O recomeço do ano lectivo começou muito bem, não houve qualquer problema, nem com alteração da sala, nem com os novos colegas e algumas alterações na rotina. Reunimos com a educadora para a pôr a par da nova situação familiar e para que fique atenta a alguma alteração do seu comportamento, indicativa de algum mau estar.

Também houve algumas alterações na rotina diária, pois agora o pai vai algumas vezes levá-lo e buscá-lo ao infantário e já foi a uma sessão de terapia da fala!

Na conversa com a educadora, esta referiu que nota uma evolução muito positiva no seu desenvolvimento, não só da fala mas também na interação pois ele brinca com os colegas e interage com ela e auxiliares. Chegou mesmo a referir que tem algumas dúvidas quanto ao diagnóstico de PEA por ele interagir bem e ser muito inteligente, na opinião dela os comportamentos que são associados ao autismo por vezes  confundem-se com os de sobredotação. Já a educadora do ensino especial (de apoio) me fez a mesma conversa, ou seja, que não vê nele os comportamentos típicos de meninos com PEA, sugeriu que ponderássemos uma consulta no hospital pediatrico de coimbra para uma segunda opinião, para o qual pode ser encaminhado através da intervenção precoce.
Para mim o diagnóstico de PEA atípica, ligeira, altamente funcionante e em caracterização está correcta. Principalmente a parte de "atípica" ou seja só tem algumas das características principalmente as brincadeiras repetitivas e obessivas, e "em caracterização", por isso a evolução positiva graças ao nossa intervenção (escola, terapeutas e familia). A terapeuta ocupacional partilha da mesma opinião. Ainda não tive oportunidade de debater esse assunto com a terapeuta da fala e com a pediatra.
Quanto a nós, pais, somos da opinião, que não nos interessa neste momento "rotular" se é autismo ou sobredotação ou outra coisa qualquer, o importante é que tem sido feito tudo o que é possivel fazer para intervir o mais cedo possível e a evolução tem sido positiva. De momento não estamos com vontade de sujeitá-lo a novos exames, testes, avaliações ou consultas. Mais tarde, quem sabe...

Nestes últimos dias tenho notado a falta de sensibilização e de consciencialização para o autismo e como isso nos afecta. Perante alguns comportamentos o puto é considerado um mimado!! Sei que algumas mães vão perceber muito bem o que quero dizer com isto...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A cantarolar...

é sexta-feira, yéee!
Adora a musica, faz a coreografia (com os polegares espetados)!
Hoje de manhã não ajudou a estender a roupa mas andou de triciclo a entoar a musica do Boss AC, faz o "ye", "totão", "bom" e "já", o máximo!!


Ainda limpou o chão com a sua mini-esfregona, até arredou as cadeiras para limpar melhor!