quarta-feira, 27 de junho de 2012

Para uma boa birra!



"Roubei" daqui mas com autorização! ;)
Obrigada!
É uma ajuda, principalmente, o "sermões subjectivos" ainda não tinha pensado nisso!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Os outros e as suas opiniões!

Ando um bocado aborrecida com o fato de começar a achar que todos me acham muito ansiosa, que me preocupo demais. Bem sei que não devemos dar importância ao que as outras pessoas pensam ou dizem mas quando essas pessoas me são muito próximas e, supostamente, são elas que nos conhecem melhor e querem o nosso bem fico um pouco insegura e paro para pensar se realmente elas estão com a razão.
Será que é ansiedade ou excesso de preocupação? Qual é a mãe que não se preocupa com os filhos, quer com assuntos diários do género: se comeu, dormiu e passou bem, quer com outros mais distantes?!
Quando uma mãe de um colega de creche do meu filho comentou comigo que estava preocupada com a adaptação do filho na pré, dizendo: "Ai, estou preocupada em como vai ser no próximo ano?!" (referindo-se à mudança de sala e de educadora)  eu fiquei confusa... para o ano?! No próximo ano ainda estão na creche e ela já está preocupada com o que vai acontecer no ano lectivo 2013/2014!!!! E o filho dela é um espectáculo de desenrascado, comunicativo, expressivo, simpático e bem desenvolvido! Fiquei baralhada, eu (a ansiosa!) ainda nem tinha pensado nisso!
Talvez porque me preocupa, sim, como ele está no infantário, como se dá com e educadora do ensino especial, se ele está muito tempo no computador ou a ver tv (onde fica completamente alheado ao que se passa em redor), preocupo-me em aproveitar vários momentos para pôr em prática algumas coisas que aprendo nas terapias, ou em como vai correr a ida à piscina, ou se ele vai fazer uma grande birra no restaurante ou se, ou se... Ok são muitos ses, eu sei, mas quem no meu lugar conseguiria não pensar? 

Também é dificil aceitar essas criticas quando já se viu o filme... Lembro-me bem como desvalorizaram as minhas preocupações quando dizia que ele se ria pouco e não me dava atenção, tinha brincadeiras repetitivas, não ligava a algumas pessoas como os avós,  ou por ter 15 meses e não dizer nada... e quando digo nada é nada, não é como os outros pais que os seus filhos dizem várias palavras como dada para agua, ca para escada, pa para parabéns, ti para tia, etc, etc ... mas eles continuam a insistir que os seus filhos também não falam... Não falam uma ova, não falam é como gente grande e isso só o vão fazer aos 3 ou aos 4 anos! Por isso temos os outros (que também me irritam) sempre a dizer "Ah, não te preocupes, o meu também só começou a falar aos 4" Estou farta dessa conversa!!!

Não é andar a puxar para baixo ou deprimida, é simplesmente, muito atenta ao que se passa e a tentar fazer tudo para que ele evolua da melhor maneira o mais rápido possível, e a tentar não ficar com o sentimento de culpa de ah, devia ter dado mais atenção a isto ou aquilo, é muito difícil de gerir e se isso faz de mim ansiosa, epá deixem lá e não me chateiem!!

Sinto que estamos a um passinho de ouvir dizer coisas do género, ele é assim porque és demasiado ansiosa... só falta!

Nunca vi ninguém deixar de ser ansiosa por lhe estarem sempre a chamar a atenção para isso, mesmo que seja com boa intenção!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lavar os dentes

Esta é uma tarefa muito difícil ou mesmo impossível. Até agora nunca consegui que o meu filho lavasse os dentes ou que me deixasse lavá-los. 
É uma das tais coisas que para os outros pais não é problema, no nosso caso é uma tarefa difícil. Ele não deixa por a escova na boca!
Como tal, "escovar os dentes com ajuda" foi outro dos objectivos traçados pela educadora do ensino especial. Dicas do tal manual "Crescer: Guia para o Desenvolvimento":
- Deixar escolher a escova e comprar uma pasta com sabor - Já o tinhamos feito mas o problema é que ele gosta de brincar com a escova, leva-a para a sala, até se penteia com ela mas pô-la na boca nem pensar!
- Depois de comer, levá-lo à casa de banho, pegar-lhe no pulso e ajudar a movimentar a escova contra os dentes e depois deixá-lo fazer sozinho (só se for á força e com ele aos gritos mas não parece ser esse o objectivo!) Deixá-lo observar a nossa escovagem de dentes... (eu deixo e até chamo a atenção mas ele está mais interessado na torneira do bidé!!)
- Deixá-lo brincar a escovar os "dentes" dos bonecos... (ele não liga "puto" a bonecos!!)
Se alguém tiver outra dica eu fico agradecida!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Griiitos!

Estou cansada dos gritos... Ora grita porque quer ir para a esquerda e temos de ir para a direita, ou porque tem sede ou fome, porque não se quer sentar ou não se quer levantar do bacio... enfim, é por tudo e por nada!
Hoje, após um interrego de cerca de 6 ou 7 meses, voltámos à natação (adaptação ao meio aquático). Apesar de se atrofiar um bocadito por não querer pisar as poças de água nos balneários, lá fomos bem para a piscina, com fralda própria, fato de banho e touca sem reclamar, até passámos bem pelo chuveiro e entrámos na piscina muito bem dispostos!
O pior foi para sair.... choradeira! Tomar banho no chuveiro dos balneáreos... gritaria! Todas as crianças vinham ver o que se passava, porque é que era tanto choro e gritos!  A funcionária à saída ainda mandou a boca... "está zangado!!" No carro continuou porque não queria entrar, à porta de casa mais um bocado porque queria a chucha e o doudou (impossível de satisfazer pois estavam no fundo do saco debaixo das toalhas e dos chinelos e tudo e tudo...). Jantou... a seguir... choradeira e mais gritos simplemente porque não gosta dos bonecos que estão a dar na tv... Cansado e cheio de sono, foi para a cama e adormeceu em menos de 10 minutos!
Pronto... vou deitar´-me para descansar a cabeça!

Estreia a 3ª temporada de Parenthood

Dia 2 de Julho lá estarei colada na tv para ver uma das minhas séries preferidas - Parenthood! É uma série dramática que conta a história da família Braverman (avós, quatro irmãos, respectivos maridos, namorados e filhos). Um dos filhos, o Max tem sindrome de asperger.

http://www.youtube.com/watch?v=uAiZWSv9V_o&feature=related

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Festa de final de ano

Ontem foi a festinha da escola... Aos pais pediram para levar um doce e um salgado, para chegarem antes das 18h e não se exporem para que não fossem vistos pelos pequenitos. Foi no recreio, ao ar livre, onde instalaram um palco para as actuações das diferentes salas. A nossa sala foi a primeira a actuar, os meninos com uma gravata de plástico azul e as meninas com um laçarote na cabeça subiram ao palco para dançar ao som de "se estás feliz..."
Confesso que passei a tarde num grau de ansiedade elevado... só pensava que ele ia fazer uma birra e que se ia destacar pela negativa! Andei a sofrer por antecipação, pois ninguém se destacou... ficaram todos especados, espantadíssimos com a plateia, completamente sem reacção...
No final da dita "actuação" chamaram os pais para os irem buscar. Aí é que a coisa começou a correr mal, notei que estava confuso, começou a chorar, percebi que queria a chucha e o doudou... Fomos à sala... Em conversa com a educadora percebi que não tinha sido a única a passar a tarde ansiosa pois ele tinha feito 2 vezes xixi nas calças (andava com uns calções emprestados) e estava de fralda! 
De novo no recreio, em grande excitação, "agarrou-se" às motos de brincar e lá andou em grande disputa com os mais pequenitos. Os colegas da sala estavam junto dos pais a ver o resto do espectáculo!
Balanço
Apesar de se ter comportado como os colegas durante a actuação, durante a festa pouco nos ligou e andou muito excitado a brincar, a correr e a saltar... Se é um comportamento desviante, não sei... Se gostava de não me preocupar com isso, gostava mas é difícil!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Foto

Partilharam esta foto no facebook...


Achei interessante.
Às vezes noto que as birras(gritinhos) não são compreendidas, que algumas pessoas pensam que, como sou a mãe, depende de mim faze-lo falar como se tudo se resumisse a "faz de conta que não o entendes" ou "tens de falar mais para ele", por exemplo. Outras pensam que exijo de mais porque "ele ainda é muito pequeno" enquanto eu só tento que ele faça tudo o que os da sua idade já fazem... A consciencialização por vezes também não é bem entendida, ando numa luta constante, principalmente para fazer tudo o melhor possível, mas o que é mais importante é que me divirto muito com as brincadeiras e adoro ser mãe do meu pequenito!!

Quero um "off"....

Ultimamente dou por mim a fazer o seguinte exercicio mental, sempre incoscientemente: a quem sai o meu filho... será a mim? que não faço amigos com facilidade e tenho alguma dificuldade em os manter, não por zangas mas por não manter um contacto regular, que não gosto de mudanças e sou dada a algumas rotinas?! Será ao pai que fala pouco, é bastante dado a rotinas, tem interesses especifícos e.... ou será à tia que gosta de fazer e puzles e de ...?
É muito cansativo e não sei o que fazer para o evitar, por mais que saiba que tudo isso é secundário e não vai ajudar em nada...
Estou especialmente cansada porque passei alguns dias com a minha sogra que me ia contando alguns episódios da infância, não só dos filhos mas dela e dos irmãos também ... só não me consegue dizer é quando é que eles (os filhos) começaram a falar...
Ela não imagina os meus pensamentos enquanto conta, com entusiasmo, alguns comportamentos e reacções para ela engraçados mas que para mim são motivos de análise profunda!
Enfim, dava jeito um "off" no cérebro!

domingo, 3 de junho de 2012

sábado, 2 de junho de 2012

Descobrindo a minha voz

Como já tinha falado aqui, a educadora do apoio indicou-nos algumas atividades para estimular as áreas em que o nosso filho mostra um realtivo atraso. Com base no manual "Crescer: Guia para o Desenvolvimento" onde indicam as várias etapas de desenvolvimento da criança ou bébe desde os 6 meses, fomos vendo o que o meu filho já faz ou ainda não faz. 
No que diz respeito à fala, como já referi, encontra-se ao nível dos 12 meses. Os itens que se encontram na fase dos 12 aos 18 meses são:
 1) Imita as variações de entoação da voz de outros - No caso dele não, ou muito raramente depois de insistirmos bastante e só quando está muito bem disposto;
2) Abana a cabeça para dizer "não"/"sim", com significado - não, mas faz "não" com o dedito espetado porque aprendeu com a musica "Eu tenho um pião" e  o "sim" abre e fecha a mão, porque lhe ensinei... nunca conseguimos que o fizesse com a cabeça.
3) Usa gestos para "já está", "comer", "não há" - por norma não usa mas sabe fazer o gesto de "não há". Sabe também: "grande" (abre os braços), xixi (aponta para a pilinha), ontem fez o gesto de "beber" e penso que também já sabe o de "comer";
4) Diz "mamã", "papá" e, pelo menos mais uma palavra - diz maaaamaaaa, às vezes não parece ter significado. Embora no infantário já o tenham ouvido dizer "mamã";
5) Participa em canções com gestos - participa mas não é logo às primeiras e só algumas que ele gosta muito, mas participa!

Já disse "está a aqui" na perfeição, no infantário; "co... papá" para ir para o computador com o papá", "Bob", do Bob, o construtor e "água" tudo uma única vez, não voltou a repetir. "É mê" quando quer dizer "é meu" é que diz várias vezes, até demais!

Para estimular estes itens, indicam algumas atividades... mais uma vez frustaram as minhas expetativas! A maior parte delas são coisas que fazemos intuitivamente mas que só resultam em meninos que não tem dificuldades, ou melhor, que mostram interesse em aprender a falar e/ou comunicar com os outros...

Ora vejamos:
Para o ponto 1) como actividade interactiva sugerem que se alterne a vez no palrar, quando ele começar a palrar, nós repetimos noutras vezes dizemos alguma coisa e damos-lhe a oportunidade para repetir. Já fizemos vezes sem conta sem obter resposta... mas vamos continuar a tentar, até porque ele se tem mostrado mais interessado e receptivo. Também sugerem entoar os sons dos carrinhos e camiões, fazendo "brum brum brum", variando a entoação e o ritmo, fazemos há muito tempo até à exaustão, assim como fazemos os sons dos animais, que ele já faz.
No ponto 2) sugerem que se observe a sua linguagem corporal para tentar perceber quando quer dizer "sim" ou "não", que se lhe dê tempo para responder antes de assumirmos que sabemos a resposta e quando percebermos o que quer dizer devemos mostrar então como abanar a cabeça, abanando a nossa ou então a dele. Sugerem que se faça nas horas das refeições, no banho ou durante as brincadeiras.
No ponto 3) sugerem que seguremos as suas mãos na posição certa, dando alguns exemplos de como usar os gestos, dando tempo para responder. Sugerem que se faça na hora da refeição. Também sugere que se insentive pequenas tarefas, para ele ajudar. Neste ponto acho que podemos insistir mais.
No ponto 4), sugerem que se nomei as coisas e que se diga o que está a fazer, não usando demasiadas palavras da cada vez e repetindo a mesma palavra várias vezes.
No ponto 5) sugerem que se cante canções, o que eu faço desde que ele nasceu e ele gosta bastante.

Vamos estar mais atentos e tentar implementar estas estratégias!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Às vezes, penso...

... que mal tem ser autista, ter uma PEA? Há tanta gente que não tem nada (pelo menos diagnosticado), tem filhos ditos normais ou típicos e é estúpida, desagradável, mal educada e não se preocupa com os outros!